A margem de crédito consignado para aposentados e pensionistas do INSS já está valendo. O presidente Jair Bolsonaro assinou a Medida Provisória que amplia a margem de crédito de 35% para 40% do valor do benefício.
Nova margem
Como era:
Antes da mudança o limite para crédito consignado era de 35% onde 30% é destinado a empréstimo e 5% para uso de cartão de crédito.
Como ficou:
Após a mudança o limite de para crédito consignado subiu para 40% onde 35% é destinado a empréstimo e 5% para uso de cartão de crédito.
É preciso lembrar que a medida e temporária, o novo limite de empréstimos estará disponível enquanto durar o período de calamidade pública em decorrência da pandemia de covid-19, prazo esse que vai até o dia 31 de dezembro de 2020.
No entanto, a medida é temporária. O novo limite vale para os empréstimos concedidos nos próximos três meses, até o dia 31 de dezembro de 2020, data em que o decreto do estado de calamidade pública em decorrência da pandemia do coronavírus deixará de vigorar.
Sistema bancário também ganha com isso
De acordo com especialistas, o sistema bancário de forma geral se beneficia por essa medida, pois haverá um aumento nas concessões de crédito.
De acordo com Marcel Campos, analista da XP Investimento, o Banrisul deve ser a instituição com maior destaque, tendo em vista que 45% da carteira do banco é proveniente de crédito consignado.
Porém os bancos tradicionais também devem ter muito a ganhar. A oferta do crédito consignado para o Banco do Brasil representa 13% de sua carteira. O Santander por sua vez tem 12% de sua carteira destinada ao crédito consignado. Já o Bradesco e Itaú disponibilizam respectivamente, 10 e 7% de suas carteiras em crédito consignado.
Fonte: Portal www.jornalcontabil.com.br